Interact Gestão de Negócios

Cursos

Administração de Clínicas e Consultórios

Carga Horária: 24 horas/aula

Temas abordados

  • Planejamento estratégico: a importância da definição objetivos e metas para a clínica e/ou consultório;
  • Ferramentas de controle financeiro e operacional – como saber se a clínica está indo bem e como fazer para melhorar sua performance;
  • Seleção de pessoas, motivação e liderança de equipes;
  • Marketing e Comunicação.;
  • Aspecto jurídicos – Sociedades, tributação, contratações e sucessão;
  • Organização e Métodos e sistemas de gestão – o que e como informatizar, a escolha e a implantação de sistema de gestão;
  • Aspectos contábeis de uma clínica, planejamento tributário e cuidados.

A coordenação do curso é da administradora de empresa Jeanete Herzberg, sócia diretora da Interact Gestão de Negócios, autora do livro Sociedade e Sucessão em Clínicas e que tem ampla experiência em gestão de clínicas e consultórios. A equipe de professores é composta de profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação.


Benefícios esperados

Que o participante tenha mais segurança de atuação nos seguintes aspectos:

  • Planejamento da administração:
  •   » Estabelecimento de objetivos e metas;
  •   » Aumento de faturamento;
  •   » Incrementar a captação de clientes;
  •   » Melhora no atendimento;
  • Aprofundamento técnico dos principais assuntos relacionados à administração de uma clínica médica seus riscos associados;
  • Análise de contextos específicos e as ferramentas de gestão a serem utilizadas em suas instituições.

11ª Edição - Próximas Datas:

Datas: de 20 a 21/04/2018 e de 25 a 26/05/2018

Local: Rua Tenerife, 31 – São Paulo – SP

Investimento para inscrições até o fim de 2017: de R$ 1.450,00 por R$1.363,00

Desconto especial para associados (20%): SBAO, ASBAI, SOBED, SBN, FLAG, UV, MS, CBO e SALLI : R$ 1090,00

Desconto especial para estudantes (50%): R$ 681,50

Desconto para mais de uma inscrição: 4%



Finanças e controles financeiros de Clínicas e Consultórios

Carga Horária: 8 horas/aula

Temas abordados

  • O papel dos sócios;
  • Objetivos da Clínica ou Consultório;
  • Fraudes – é possível evitar?
  • A importância da documentação financeira da Clínica;
  • O que se quer controlar?
  • Ferramentas de controle:
  •   » Balanço, balancetes e demonstrativos de resultado
  •   » Fluxo de Caixa
  •   » Controles gerenciais – Indicadores Financeiros
  • Controle de Estoques.

A palestrante é a administradora de empresa Jeanete Herzberg, sócia diretora da Interact Gestão de Negócios, autora do livro "Sociedades e Sucessão em Clínicas".

Benefícios esperados

Que o participante entenda a importância dos controles financeiros e tenha possibilidade de usá-los para a tomada estratégica de decisões sobre o futuro da clínica, baseado nas seguintes informações:

  • Situação economico-financeira da clínica;
  • Indicadores relativos a convênios – valores, quantidades de pacientes e procedimentos;
  • Indicadores relativos à produção dos médicos – valores, quantidade de pacientes e tipos de procedimentos;
  • Perfil dos pacientes – quanto a fonte de pagamento, origem da indicação;
  • Perfil da Agenda – otimização de salas, horários de picos e vales, faltas e atendimentos;

6ª Edição - Próximas Datas:

Datas: 07/04/2018

Horário: 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00

Local: Rua Tenerife, 31 – São Paulo – SP

Investimento para inscrições até o fim de 2017: R$ 900,00 por R$846,00

Desconto especial para associados (20%): SBAO, ASBAI, SOBED, SBN, FLAG, UV, MS, CBO e SALLI : R$ 676,80

Desconto especial para estudantes (50%): R$ 423,00

Desconto para mais de uma inscrição: 4%



Marketing para Clínicas e Consultórios

Carga Horária: 8 horas/aula

Temas abordados

  • 1. Desmistificando o marketing de serviços na área da saúde
  • » Identificar variáveis envolvidas no marketing e planejar resultados;
  • 2. Principais métricas de Marketing
  • » Valor percebido pelo consumidor;
  • » Qualidade percebida pelo consumidor;
  • » Satisfação;
  • » Agregar valor ao negócio;
  • 3. Gerenciamento da identidade da marca
  • » Segmentação;
  • » Posicionamento;
  • 4. Gestão do serviço
  • » Configuração do ser;
  • » Gestão da qualidade do serviço;
  • 5. Planejamento da comunicação
  • » Atingir, manter e se relacionar com o cliente;
  • » Midias sociais;

O curso é destinado a médicos e gestores de clínicas e o objetivo é fornecer o embasamento conceitual sobre a estrutura e ambiente de marketing em organizações de saúde de forma que o participante desenvolva a lógica do pensamento da disciplina, identifique os grupos de variáveis envolvidos e se familiarize com o linguajar técnico. Ao final do curso o participante deve estar apto no uso do ferramental metodológico e compreender e atuar no desenvolvimento da competitividade da organização.

A coordenação do curso é da administradora de empresa Jeanete Herzberg, sócia diretora da Interact Gestão de Negócios e que tem ampla experiência em gestão de clínicas e consultórios além de outros negócios.



Preeencha aqui para saber as próximas datas disponíveis desse curso


Treinamento: Atendimento em Clínicas e Consultórios

Carga Horária: 8 horas/aula

Temas abordados

  • Novos conceitos de atendimento;
  • Áreas fundamentais do funcionamento de um serviço médico;
  • Inteligência emocional no trabalho;
  • Entendendo o cliente e o mercado;
  • A relação com o médico.

Benefícios esperados

Que o participante tenha possibilidade de adquirir condições para uma visão mais integrada dos serviços prestados em clínicas e consultórios, comprometendo-se para um engajamento maior da equipe com o sucesso da Organização.


Preeencha aqui para saber as próximas datas disponíveis desse curso


Aspectos Jurídicos em Clínicas e Consultórios

Carga Horária: 14 horas/aula

Temas abordados

Direito Ambiental-regulatório: riscos com medicamentos, substancias e insumos, exigências da Anvisa e controles.

  • O que é Licenciamento Ambiental?
  • Quais as atividades / obras que devem ser licenciadas. Empreendimentos e Atividades que necessitam de Licenciamento Ambiental.
  • Por que devo licenciar a minha atividade / empreendimento? Razões para o licenciamento Ambiental.
  • Competências para o Licenciamento Ambiental – União, Estados, Município e DF - Órgãos responsáveis pelo Processo de Licenciamento Ambiental - Órgãos estaduais de meio ambiente, Órgãos municipais de meio ambiente.
  • Qual o Órgão Ambiental competente para conceder o Licenciamento Ambiental da minha atividade / empresa?
  • Procedimentos para o Licenciamento Ambiental - Etapas / Fases do Licenciamento Ambiental – Licenças Ambientais – Conceitos, Tipos e Prazos.
  • Monitoramento e Fiscalização.
  • Tipos de Responsabilidades e Penalidades Impostas aos empresários.

Publicidade Médica: quais são os limites éticos?

  • O que é ética? Ética em publicidade médica.
  • Como o médico deve anunciar nos meios de comunicação?
  • Como pode ser a publicidade de pessoa jurídica (clínica, consultório ou hospital?)
  • O médico pode participar de campanhas publicitárias?
  • Existe regulamentação para a publicidade médica na Internet?
  • O médico pode participar de concursos ou prêmios que visem a escolha de “destaque do ano”, “melhor médico” e similares?
  • É permitido expor fotos de pré e de pós-operatório de pacientes?
  • É possível para médicos participarem de Cartão de Desconto?
  • Existem proibições éticas do “anti-aging”?
  • Como devem atuar as assessorias de imprensa em relação a novidades tecnológicas de clínicas e consultórios? E com Revistas, Jornais, Redes de Televisão e Redes Sociais?
  • Os médicos podem aparecer nessas atividades? Como devem se apresentar? Qual o limite ético de seus depoimentos?

Erro Médico e Responsabilidade Civil

  • Dados estatísticos sobre ações civis indenizatórias por erro médico;
  • Motivos para o aumento das demandas judiciais por aventada má prática;
  • Tipos de danos indenizáveis e a conduta médica;
  • Tipos de responsabilidade: obrigação de meio x obrigação de resultado;
  • Procedimentos médicos e eventos polêmicos quanto à responsabilização;
  • Responsabilidade por atos de membros da Equipe e por eventos não-médicos, e;
  • Como evitar indenizações: condutas prévias e comportamento durante e após eventos adversos.

Aspectos Societários

  • Conceitos básicos (pessoa jurídica, contrato social, capital social e responsabilidade dos sócios);
  • Modalidades de constituição de empresa/clínica (sociedade simples, sociedade empresária limitada, sociedade por ações e Eireli);
  • Alternativas para parcerias e negócios (sociedade em conta de participação, cooperativas e parcerias);
  • Entrada e saída de sócios (cessão e transferência de quotas, opções de compra e venda de participação societária e sucessão dos sócios);
  • Proteção de patrimônio dos sócios (holding, doações com reserva de usufruto, outros).

Aspectos Tributários

  • Aspectos práticos de controles e registros (inscrições, contabilidade, declarações etc.);
  • Formas de tributação das sociedades (lucro real, presumido e simples nacional) e do profissional (livro-caixa): principais diferenças;
  • Requisitos para recolhimento do Imposto Sobre Serviços em alíquotas fixas (sociedades profissionais);
  • Formas de remuneração dos profissionais: regimes de sociedade, de emprego e autônomos;
  • Responsabilidade dos sócios e administradores pelas dívidas tributárias.

Aspectos Trabalhistas

  • Formas de Contratação (Médicos e Outros Profissionais);
  • Responsabilidades na Justiça do Trabalho;
  • Rotinas Trabalhistas.

Benefícios esperados

Que o participante tenha possibilidade de entender as áreas mais vulneráveis relativas aos riscos jurídicos de uma clínica ou consultório médico e receber informações de como minimizá-los.



Preeencha aqui para saber as próximas datas disponíveis desse curso